segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pregação em Série - Fé - 1ª Parte


Mateus 8:5 a 11

Neste texto que lemos Jesus  faz um elogio rasgado àquele homem, um elogio bonito, um elogio que cada um de nós gostaríamos de receber. Jesus disse a respeito dele: não encontrei ninguém em Israel com a Fé deste homem.
Meu Deus como seria maravilhoso ouvir isso de Jesus a respeito de mim: não encontrei ninguém no Recanto das Emas como o Ribamar nem mesmo em Brasília ou no Brasil não encontrei ninguém com a Fé da Kátia, do Marcelo ou da Kenia!
Por que Jesus reservou os melhores elogios a quem tinha Fé? Porque Fé é fundamental no desenvolvimento da caminhada de homens com Deus.
A Bíblia diz que sem Fé e impossível agradar a Deus
Fé é básico! Porque sem Fé nos não conseguimos sequer entrar na presença de Deus!
Fé portanto foi um fundamento básico da igreja primitiva. Era tão básico que para uma pessoa se converter ou quando uma pessoa se convertia o ato de conversão desta pessoa de acordo com atos 6:7 era obedecer a Fé, então vejam que conversão e obediência a Fé eram sinônimos, eram termos similares. Fé era tão básico na caminhada da igreja que a Bíblia nos diz que os corações eram purificados pela Fé em atos 15:9 e que a nossa vida e purificada pela Fé.
Então a Fé passou a ser a pedra de toque da caminhada cristã, era tão fundamental que quando o primeiro milagre aconteceu na igreja primitiva em atos 3, a Bíblia diz que foi pela Fé que um homem foi curado na porta do templo chamada formosa, um homem que era paralitico.
Fé era fundamental porque abria a possibilidade para o milagre.
Então hoje a noite se você disser: pastor eu quero crescer na minha caminhada com Deus.
Você esta dizendo em outras palavras que você quer crescer em Fé.
Mas como crescer na Fé? Para que a gente possa crescer na Fé nos temos que entender em primeiro lugar o que é Fé.
Fé, biblicamente falando é uma certeza a respeito de Deus.
Porque é possível termos Fé, mas esta Fé esta descolada de Deus.
Por exemplo, se você crer em uma história que te contarem, você esta crendo naquilo que alguém falou.
Se você crer em um recado que alguém leu, isso é um tipo de fé!
Se eu chego pra você e falo que vou lhe contar uma historia que aconteceu comigo quando eu tinha dezoito anos, foi assim e assim. Aconteceu comigo isso e aquilo, na hora que você da credito ao que eu estou falando você esta tendo fé em mim.
Isto e fé na minha palavra. Fé no que eu estou lhe dizendo, mas eu posso estar mentindo!
Eu posso estar inventando esta historia. No instante em que você escolhe acreditar naquilo que eu estou falando você esta exercitando fé em mim.
Quando não temos a Fé bíblica é que passamos a acreditar em mitologia
A Fé bíblica não é acreditar que Deus existe porque a Bíblia não se preocupa em provar a existência de Deus. A Bíblia já parte do principio que Deus é.
A Bíblia é tão contundente a respeito da pessoa de Deus, que existe um salmo que diz que é um louco, um nécio aquele que diz que Deus não existe.
Quer dizer a Bíblia pressupõe a existência de Deus como um fato tão contundente que só os loucos só, só os imbecis e só os burros diriam que não existe Deus.
Então Fé não é crer que Deus existe. Porque isso já esta resolvido
Fé Bíblica é crer no que Deus diz.
É acreditar no relato de Deus e acreditar na revelação de Deus. Isso é Fé Bíblica; Porque nós cremos a respeito de Deus de acordo com aquilo que esta revelado nas escrituras, então Fé Bíblica é acreditarmos que a Bíblia é divinamente inspirada a nos revelar Deus e que nós cremos que o relato a respeito de Deus é verdadeiro e o que Deus diz a respeito de Si mesmo é verdadeiro. Por exemplo, nós cremos e temos Fé que Deus não é apenas uma energia espiritual ou cósmica os cristão tem Fé e a nossa Fé é diferente da fé dos espiritualistas, dos exotéricos, dos umbandista e dos que praticam o candomblé.
Pois nos acreditamos na paternidade divina de um Deus Onipotente que não tem par, que não tem igual. Ele não é apenas Onipotente e Ele não tem par, não tem iguais, nós acreditamos que além disso Ele é pai não no sentido de uma denominação, pai no sentido de cuidado no relacionamento que Ele escolhe estabelecer conosco de pai para filho, e se nós cremos isso e Fé.
Por exemplo, nós cremos que Deus é Pai e é constante; Significa que quando eu digo que Deus é constante, que eu posso depender de Deus hoje e posso apostar na minha dependência de Deus daqui a quinze anos que daqui a quinze anos Deus não vai mudar ele e o mesmo ele e constante no seu ser isso eu creio como revelação a respeito de Deus.
Eu creio que Deus interage conosco com simpatia, Deus é simpático, Deus não é antipático.
Quando Deus olha para mim, Ele não está com a testa franzida. Deus quando esta olhando para mim está esboçando um sorriso isso; e isso é Fé.
Por isso eu acredito que Deus me compreende, eu creio na compreensão divina.
Você já viu quando uma criança faz uma besteira e sabe que vai apanhar e quando o pai chega e pergunta quem fez aquilo o filho nem mesmo consegue olhar nos olhos do pai pois sabe que fez coisa errada, mas o pai o chama e diz filho não faca desta maneira mas saiba que eu te perdoo.
A Bíblia diz que Deus é um pai compreensivo. Isso esta no salmo 103, como um pai se compadece do filho, assim Deus se compadece de nos, e afasta de nos as nossas transcreções e se lembra da nossa estrutura porque Deus sabe que nos somos pó.
Temos que lembrar que Deus e bom para conosco que não deixou que vivêssemos para pagar penitencia, não precisamos de sacrifícios loucos porque se temos a simpatia de Deus e através do seu Filho tudo já foi pago e pelo sangue de Jesus temos livre acesso ao pai e isso e Fé.
Você agora pode dizer: pastor como nos aumentamos em Fé.
Primeiro: nossa Fé é testemunho, o que e isso. O que você esta dizendo? É que a nossa Fé não usa de invencionices humanas para crermos.
A Fe bíblica não precisa usar instrumentos pra ela se concretizar, nem imagem de escultura, nem amuleto, nem qualquer tipo de objeto. O que faz a nossa Fé se viabilizar em nós é a palavra do testemunho, você pode dizer: não entendo. Eu te explico.
Eu disse pra vocês que ter Fé Bíblica é crer no que Deus é, não é crer que Deus existe, porque isso já está resolvido, Deus existe! É crermos no que Deus é, quem revela quem Deus é, é a palavra do testemunho, mas palavra do testemunho de quem? Em Hebreus1 diz que antigamente Deus falava com o povo através dos profetas, mas que agora nos fala através de Jesus.
Nossa Fé aumenta na medida em que nós acreditamos mais e mais no testemunho que Jesus dá a respeito de Deus, naquilo que Jesus diz sobre quem Deus é. Quanto mais você cresce no conhecimento do testemunho que Jesus dá do que Deus é,  maior é nossa Fé, quer dizer nossa Fé se baseia no testemunho que lemos na escritura, do que Jesus disse a respeito de Deus.



Não perca amanhã a 2ª parte dessa palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário