terça-feira, 1 de junho de 2010

Pregação em Série - Fé - 2ª Parte

2ª Parte


Está complicado? Vai simplificar.

Conta uma lenda que havia um homem que saiu para uma jornada no deserto e se perdeu no caminho, vindo a ficar dias naquele deserto. Quando já sem forças de caminhar e quase morrendo avistou ao longe uma cabana em ruínas, chegando naquela cabana com suas paredes caindo e o teto desabando, caiu próximo à parede quando viu ao seu lado um bomba d’água, ficou cheio de esperança e começou, com a pouca forca que lhe restava, a bombear, mas por mais que ele tentasse nada acontecia, só o barulho de ferro seco e velho. Desistindo, caiu sobre aquela bomba, quando para sua surpresa viu do outro lada da bomba um cantil velho daqueles de alumínio que se usava muito na guerra, pegou aquele cantil e estava cheio de água e ele pensou: que bom vou viver um pouco mais, mas quando ele ia abrir a tampa viu um bilhetinho que dizia: "não beba esta água pois é ela que mantém viajantes perdidos vivo. Siga as instruções."
E quais eram aquelas instruções? Pegue a água, despeje na bomba, mas despeje tudo que ela vai funcionar e beba bastante água, mas não se esqueça de encher novamente o cantil e deixar para o próximo viajante.
Ele pensou será isso verdade. Será que isso vai funcionar mesmo? Se não funcionar eu morro e se eu beber posso tentar chegar a um lugar seguro. Ele pensou e decidiu encher a bomba, quando ele despejou aquela água e bombeou, a água saiu em abundância, ele bebeu, se banhou, se refrescou e pegou aquele cantil encheu e acrescentou aquele bilhete a seguinte frase: "acredite no que o outro disse, é verdade, eu testei e bebi água gostosa, vale apena você acreditar nesta verdade."
Sabe o que é verdade testemunhal? É que Pedro pregava o evangelho dizendo assim: "olha, eu o vi e ele era verdadeiro, não foi um anjo que andou aqui, não, eu toquei nele e ele é o filho unigênito do Pai.  Então Pedro pregou para outro, que pregou par outro, que pregou para Paulo e Paulo disse: passe esta mensagem a homem fieis, que pregaram para mim e eu estou pregando pra você nessa noite aqui no Recanto das Emas e  lhe afirmando que Deus existe e que é verdadeiro!!!!! Ele mesmo que pregou na palestina fazendo milagres e eu creio neste testemunho!!!

Segundo: Fé produz resultados, mas não depende dos resultados.

Vou repetir: Fé produz resultados, mas não depende dos resultados pra existir.
A Bíblia diz que Fé produz justiça em nós. Em Rm. 4:13 diz que a Fé produz paz em nós. Em Rm. 5:1 dia que justificados pois pela Fé por isso temos paz. Rm 5:2 diz que Fé é que nos dá acesso à Graça.
Fé dá resultados sim. A Fé nos ajuda a permanecer firmes. Em 2 Cor 1:24 diz que a Fé é que nos habilita a receber a promessa do Espírito. Gal 3:14 diz que a Fé é o que nos liberta da custódia da lei. Em  Gal 3:23 diz que a Fé é que instrumentaliza a Graça pra nos salvar. Em Ef 2:8 diz que a Fé é um escudo que nos ajuda a apagar os dardos flamejantes do inimigo. Em  Ef 6:16 diz: mas a Fé não esta atrelada a resultados, mas porque a Fé não é a confiança que Deus pode fazer,  por isso eu creio.
Fé não é a confiança que Deus tem poder pra fazer por isso eu creio, pois Ele é onipotente.
Fé é a confiança do testemunho que eu tenho de quem Deus é. Aquilo que Deus é, Ele não precisa provar, porque quem precisa provar que é, é porque não é ninguém. Quem é não precisa provar e pronto.
Por isso que Fé não é atrrelada a resultados.

Fé é uma confiança que nos trás paz! Você pode morrendo de câncer, mas se você sabe que Deus é, então pode descansar.
É diferente de uma pessoa que não conhece Deus e quando vem a luta, o problema, ele fica igual a uma barata tonta, vai ao terreiro de macumba, ele vai à missa, ele vai no pastor, na irmã toinha, Zequinha e por ai vai. Sabe por que isso? Porque ele não conhece quem Deus é, porque quem sabe quem Deus é não descamba. Por isso a Fé não está preocupada com resultados. Se eu nunca tivesse visto um doente curado,  ainda sim teria Fé em Deus, se eu nunca tivesse visto um milagre eu ainda sim creria em Deus.
Esta é a pergunta que você tem que responder: Você precisa ficar alimentando a sua Fé com resultados? Se você precisa alimentar sua Fé com resultados é porque não crê em Deus como ele é.
Por isso Jesus disse para Tomé: você creu porque viu, pois te digo bem aventurados aqueles que não viram, mas creram só pelo testemunho de quem Deus é, por isso que em Hb. 11:30 Deus desassocia a Fé de resultados.


Amanhã a 3ª parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário